quinta-feira, 2 de abril de 2009

Casamento gay é legalizado na Suécia

Por 261 votos a favor e 22 contra, o casamento gay foi aprovado nessa última quarta-feira, dia 1º de abril, na Suécia, país onde a união civil entre pessoas do mesmo sexo já era permitida desde 1995.A nova legislação entrará em vigor a partir de maio próximo. Com a nova lei foram eliminadas as distinções legais entre parceiros héteros e homossexuais, embora não obrigue nenhuma religião a celebrar os casamentos gays caso discorde do ato.

A igreja luterana sueca disse que está aberta a realizar casamentos entre homossexuais, mas prefere ainda utilizar o termo matrimônio somente para os pares héteros.Considerado um dos países mais avançados com relação aos direitos da comunidade LGBT, a Suécia passou a oferecer em janeiro passado para os homens transexuais (female to male) o direito de adquirirem próteses de pênis gratuitas em qualquer unidade do sistema de saúde da capital, Estocolmo.

Já as mulheres transexuais já possuem há alguns anos o acesso a fundos especiais para a compra de implantes de seios e cirurgias para remoção de pelos, por exemplo.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails