No último sábado, 10 de janeiro, o repórter que adora resolver mistérios, Tintim, completou 80 anos. E junto com o aniversário do personagem, que tem o cachorro Milú como melhor amigo, ressurgiu a questão: Tintim é gay?
Não é de hoje que "boatos" sobre a homossexualidade do personagem vêm à tona. Desta vez o responsável por levantar a questão é o assumido jornalista inglês Matthew Parris. Em uma matéria publicada no jornal britânico The Times, Parris pergunta: “Que debate pode existir quando a prova é esmagadoramente irrefutável?”
Entre as razões apresentadas por Parris estão a androginia, suas calças esquisitas e o fato de ele viver na mansão de seu melhor amigo, um marinheiro de meia-idade. Além disso, segundo Parris, Tintim (ou Tintin, no original em francês) só tem contato com duas mulheres, sendo que nenhuma é atraente e uma "pode ser lésbica".
O criador de Tintim, Georges Remi, não pode participar da discussão pois morreu em março de 1983, mas Marcel Wilmet, porta-voz do Studios Hergé que detém os direitos do personagem, discorda do jornalista. “Só a ausência de mulheres nas histórias não confirma que Tintim era gay. E ele não é mesmo, Tintim é, na verdade, muito viril. Ele tem muito amigos homens mas eles não são namorados”, afirma Wilmet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário