domingo, 6 de janeiro de 2008

ABLGT acusa campanha publicitária da Penalty de ser homofóbica

A Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transgêneros (ABGLT) emitiu nesta sexta-feira, dia 4 de janeiro, uma reclamação ao Conselho de Auto-Regulamentação Publicitária (Conar) contra uma campanha publicitária da Penalty considerada homofóbica.A campanha em questão mostra alguns jogadores de basquete que fazem piadas com um colega dizendo coisas como: "Olha a mãozinha dele", ou "boneca". Segundo a ABGLT, a Penalty usa na propaganda "uma denotação homossexual para promover o riso e a galhofa, colaborando para que a sociedade veja o homossexual como motivo de sarcasmo e desta forma alimenta o preconceito"."Solicitamos que este Conselho interceda junto à Penalty para que esta empresa se digne a mudar o texto da referida propaganda", afirmou a ABGLT.Um outro comunicado foi enviado pela ABGLT a própria Penalty, no qual se indaga até que ponto a empresa discriminaria algum grupo social em busca do lucro. "A Penalty seria capaz de veicular uma propaganda que utilizasse da raça, da cor, da religião etc. de uma pessoa para fazer gracejos visando promover o lucro? O preconceito e a discriminação, qualquer seja seu objeto, são odiosos. Alguns segmentos da sociedade são protegidos por lei contra este tipo de atuação. Outros não. Que a Penalty não se sirva de brechas na legislação para promover a discriminação", salienta a ABGLT.

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