quarta-feira, 27 de junho de 2007

Dia Mundial do Orgulho GLBT será celebrado em todo o Brasil nessa quinta-feira, dia 28

Na próxima quinta-feira, dia 28 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Orgulho GLBT, data que marca a primeira luta dos homossexuais pelos seus direitos, ocorrida no ano de 1969 no famoso episódio do Stonewall, um bar de freqüência homossexual localizado na cidade americana de São Francisco e onde seu público sofria constantemente represálias da polícia. Os homossexuais, porém, um dia se revoltaram contra os policiais e promoveram uma rebelião que durou três dias e fez com que o país "enxergasse" a comunidade GLBT.Para celebrar a data organizações de defesa dos direitos dos homossexuais de todo o Brasil realizam atos durante a quinta-feira. As organizações GLBT pedem, acima de tudo, a aprovação do PLC 122/2006, que criminaliza a homofobia em âmbito nacional e encontra-se em trâmite no Senado.Confira abaixo a lista dos atos promovidos em algumas das principais cidades do país:

São Paulo
A Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo promove a partir das 19h uma caminhada contra a violência que a comunidade GLBT vem sofrendo constantemente de grupos radicais. A caminhada acontece nos principais pontos de freqüência gay no bairro dos Jardins.Os manifestantes saem da esquina da Rua da Consolação com a Alameda Itu, próximo ao Bar du Bocage, e seguem pela Rua Augusta, até a esquina da Rua Fernando de Albuquerque, onde o ato terminará por volta das 22h.Além do pedido da aprovação do PLC 122/2006, a Associação da Parada cobra também a capacitação de policiais para o atendimento de vítimas de crimes homofóbicos ou de intolerância, assim como um aumento do policiamento preventivo na região de alta freqüência GLBT na capital.

Belo Horizonte
Na capital mineira acontece no auditório da Secretaria de Políticas Sociais o lançamento do Centro de Referência pelos Direitos Humanos e Cidadania GLBT. O evento começa às 17h30 e é fruto do esforço da organização Cellos MG.
SalvadorNa capital baiana uma sessão solene para debater a homossexualidade e a sua relação com a sociedade acontece das 19h às 21h na Câmara de Vereadores. O ato, que tem apoio da vereadora Vânia Galvão junto com o Grupo Gay da Bahia, visa “expulsar” a homofobia do município.Para isso o GGB informa que na porta da Câmara será colocada uma bandeira do arco-íris de cinqüenta metros e a partir das 15h um microfone ficará aberto para as pessoas denunciarem crimes homofóbicos e a intolerância.Já a sessão solene contará com a presença de Ricardo Liper, professor de Filosofia e Estética, Luiz Mott, antropólogo e fundador do GGB, e o antropólogo Eduardo MacRae.

Aracaju
O Astra - Direitos Humanos e Cidadania GLBT realiza um ato público na frente da Câmara de Vereadores da cidade, onde terá a participação de um grupo afro cultural e um mini trio-elétrico para chamar a atenção das pessoas sobre as causas da comunidade GLBT e cobrar dos vereadores a aprovação de um projeto de lei municipal de combate a homofobia, que tramita na casa. A concentração começa às 9h e o ato será realizado às 10h, com final previsto para o meio-dia.

Goiânia
Para marcar a data em Goiânia, a Associação da Parada do Orgulho de GLBT de Goiás coletará assinaturas para a aprovação do PLC 122/06. A organização ficará na Praça do Bandeirante, a partir das 11h30, colhendo as assinaturas. No mesmo dia acontece o lançamento da Parada de Goiânia, que acontecerá no dia 9 de setembro.

Teresina
Fruto do esforço do Grupo Matizes, acontece nessa data em Teresina, no Piauí, o lançamento da Frente Parlamentar pela Cidadania LGBT da Assembléia Legislativa do Estado do Piauí.

Curitiba
O Grupo Dignidade promove na capital paranaense a coleta de assinaturas para o abaixo-assinado que cobra a aprovação do PLC 122/2006. A organização ficará concentrada na Rua XV de Novembro e na Boca Maldita, no centro da cidade.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails